segunda-feira, 3 de outubro de 2011

PROJETO DE LEITURA: SARAU LITERÁRIO














GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SANDOVAL MEIRA
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
















PROJETO DE LEITURA “SARAU LITERÁRIO”



























Pimenta Bueno-RO

2011


I
INTRODUÇÃO

A leitura diária possibilita a ler mais fluente e com expressividade, oportuniza que os alunos estabeleçam uma interação e um vínculo muito próximo da língua escrita. A construção ou desenvolvimento da oralidade acontece com a estreita relação dessas práticas. Facilita as intervenções didáticas nos diferentes gêneros textuais feita pelo professor, Proporciona o desenvolvimento da compreensão do leitor e a capacidade de desfrutar da liberdade e imaginação que são próprias e comuns a todos que leem.

  
2. JUSTIFICATIVA:
A partir da constatação de que os alunos estavam necessitando de algo que os estimulassem o hábito da leitura para o desenvolvimento da comunicação e clareza na interpretação da linguagem escrita, fazendo o uso da diversidade em diferentes gêneros textuais de maneira prazerosa e dinâmica, permitindo que se aprofundem e avancem. Tornando um bom leitor, o aluno terá mais acesso às informações, podendo exercer de fato sua cidadania. Do exposto justifica a implantação e a execução desse projeto.

3. OBJETIVO:
Desenvolver competência leitora dos alunos, a fim de favorecer o aprendizado e capacidade de ler e interpretar as modalidades de gêneros textuais e levantar os índices de aprovação nas diferentes matérias escolares.

4. Objetivos Específicos:
                     Incentivar os professores a intervir de forma sistemática na leitura dos alunos;
                     Utilizar estratégias de leitura em favor da construção do conhecimento;
                     Auxiliar o aluno na leitura de textos a partir de mecanismos de coesão;
                     Escolher livros variados para montagem de caixa para cada sala de aula;
                     Ampliar o repertório de poesias conhecidas pelas turmas;
                     Utilizar a linguagem oral, adequando-a a situação comunicativa e formal;
                     Ler e interpretar com clareza;
                     Desenvolver atividades para as quais a leitura seja o meio principal;
                     Apropriar-se da linguagem escrita dos textos literários;
                     Aperfeiçoar a compreensão leitora e estabelecer relações na construção dos sentidos;
                     Utilizar a leitura como fonte de prazer;
                     Ampliar o repertório dos alunos com diferentes modalidades textuais, autores ilustradores e recursos da linguagem escrita.

6. Metodologia:
Para realização desse projeto, várias ações devem ser desenvolvidas tais como: Momento de reflexão nas formações pedagógicas e, para esse momento espera que os professores sensibilizem e acatem a ideia e tracem estratégias juntamente com coordenação e, que possam reservar pelo menos de 20 a 40 minutos da aula do dia com leitura podendo ser: coletiva, silenciosa e em grupos. Os professores levará a proposta para sala deixando claro o objetivo do projeto, podendo também ficar a critério do professor (a) dois dias na semana a escolha da leitura preferida pelos alunos. No entanto, vale lembrar que periodicamente, os professores se reunirão socializar suas experiências, rever estratégias, discutir o andamento do projeto. Poderá fazer uso de ambientes diferentes como: biblioteca da escola, pátio, sala Proinfo, irá depender da metodologia adotada pelo professor e programada com seus alunos, tornando assim as aulas interessantes e menos corriqueiras. Os professores poderão fazer apresentações simultâneas após cada livro concluído, tanto na sala de aula como no pátio no momento cívico. Cada professor deverá ter em mente que o foco não é conteúdo da aula, mas a leitura desse conteúdo, ou seja, facilitará e auxiliará o aluno á leitura desses conteúdos, fazendo inferências, questionamentos, discutindo opiniões, indicando pistas linguísticas, etc. Tudo irá contribuir para que o aluno construa o conhecimento a partir do que leu, e possa apropriar-se o tornando mais independente.

7. Avaliação:
A avalição se dará de forma continua, através da observação do desempenho e da participação dos alunos, e nesse caso, deve-se primar pelo caráter qualitativo, ou seja, participação dos alunos e interesse nas atividades, As estratégias leitura serão diversas, mas deve-se ter cuidado para reduzir aos momentos isolados sem relevância alguma. No entanto terão duas datas para apresentação como: peça teatral, e/ou leitura em voz alta, gênero musical para apreciação da plateia, ou seja, para as demais turmas, pais e comunidade. 


Público Alvo: Alunos de 1º ao 5º anos
Duração: 8 meses (abril a novembro)
8. CRONOGRAMA:
AÇÕES E PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO PROJETO

DATAS/ MÊS
AÇÕES
APRESENTAÇÃO AO PÚBLICO
Março
Oficinas com professores
-
Abril
Escolha dos livros
-
Abril
Montagem da caixa
-
Abril
Apresentação aos alunos
-
Abril
Inicio da leitura
-
Maio
Leitura
-
Maio
Leitura/ socialização
-
Maio
Leitura
-
Maio
Leitura
-
Maio
Leitura/ resultados
-
Junho
Leitura/ avaliação do projeto
-
Junho
Leitura/ preparação para apresentação
-
Junho
Leitura/ ensaio teatral
-
Julho
1º Apresentação e exposição no Pátio  Gênero Poético
07/07/11
Julho
Retomada as atividades de Leitura
-
Agosto
Leitura com gêneros diferentes
-
Agosto
Leitura/ avaliação do projeto
-
Agosto
Leitura /organização e apresentação dentro de para os colegas
-
Agosto
Leitura/ ficha técnica dos autores
-
Setembro
Leitura/ socialização
-
Setembro
Leitura
-
Outubro
Leitura/cartazes
-
Outubro
Leitura/ apresentação para momento cívico
Sexta-feira
Novembro
Leitura/variadas
-
Novembro
Organização/ensaio
-
Novembro
Previsto - Apresentação do Sarau Literário aberto a para comunidade
25/11/11



9. Produto final:
Apresentação do Sarau Literário diferentes gêneros pelos alunos de todas a turmas da escola aberto comunidade local.


10. Referencias:
1.                  Baldi, Elizabeth; Leitura nas séries inicias. Porto Alegre: Editora Projeto/MEC; 2ª ed.,2010.
2.                  GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1994.
3.                  KLEIMAN, Ângela, Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 1990


Pimenta Bueno/2011

------------------------------------------------------------------------------------------

Livros escolhidos pelos professores
caixas prontas.. MÃOS A OBRA..LER..LER...
2º ANO A
PRIMEIRA FASE DE APRESENTAÇÃO DO PROJETO - TEATRAL



TRES MARIAS DE CECILIA

AutorCecilia Meireles

 Bailarina...Autor: Cecilia Meireles

 

PROFESSORA ADRIANA - 4ºB

Nenhum comentário: