GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SANDOVAL MEIRA
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
PROJETO DE LEITURA “SARAU LITERÁRIO”
Pimenta Bueno-RO
2011
I
INTRODUÇÃO
A leitura diária possibilita a ler mais fluente e com expressividade, oportuniza que os alunos estabeleçam uma interação e um vínculo muito próximo da língua escrita. A construção ou desenvolvimento da oralidade acontece com a estreita relação dessas práticas. Facilita as intervenções didáticas nos diferentes gêneros textuais feita pelo professor, Proporciona o desenvolvimento da compreensão do leitor e a capacidade de desfrutar da liberdade e imaginação que são próprias e comuns a todos que leem.
2. JUSTIFICATIVA:
A partir da constatação de que os alunos estavam necessitando de algo que os estimulassem o hábito da leitura para o desenvolvimento da comunicação e clareza na interpretação da linguagem escrita, fazendo o uso da diversidade em diferentes gêneros textuais de maneira prazerosa e dinâmica, permitindo que se aprofundem e avancem. Tornando um bom leitor, o aluno terá mais acesso às informações, podendo exercer de fato sua cidadania. Do exposto justifica a implantação e a execução desse projeto.
3. OBJETIVO:
Desenvolver competência leitora dos alunos, a fim de favorecer o aprendizado e capacidade de ler e interpretar as modalidades de gêneros textuais e levantar os índices de aprovação nas diferentes matérias escolares.
4. Objetivos Específicos:
• Incentivar os professores a intervir de forma sistemática na leitura dos alunos;
• Utilizar estratégias de leitura em favor da construção do conhecimento;
• Auxiliar o aluno na leitura de textos a partir de mecanismos de coesão;
• Escolher livros variados para montagem de caixa para cada sala de aula;
• Ampliar o repertório de poesias conhecidas pelas turmas;
• Utilizar a linguagem oral, adequando-a a situação comunicativa e formal;
• Ler e interpretar com clareza;
• Desenvolver atividades para as quais a leitura seja o meio principal;
• Apropriar-se da linguagem escrita dos textos literários;
• Aperfeiçoar a compreensão leitora e estabelecer relações na construção dos sentidos;
• Utilizar a leitura como fonte de prazer;
• Ampliar o repertório dos alunos com diferentes modalidades textuais, autores ilustradores e recursos da linguagem escrita.
6. Metodologia:
Para realização desse projeto, várias ações devem ser desenvolvidas tais como: Momento de reflexão nas formações pedagógicas e, para esse momento espera que os professores sensibilizem e acatem a ideia e tracem estratégias juntamente com coordenação e, que possam reservar pelo menos de 20 a 40 minutos da aula do dia com leitura podendo ser: coletiva, silenciosa e em grupos. Os professores levará a proposta para sala deixando claro o objetivo do projeto, podendo também ficar a critério do professor (a) dois dias na semana a escolha da leitura preferida pelos alunos. No entanto, vale lembrar que periodicamente, os professores se reunirão socializar suas experiências, rever estratégias, discutir o andamento do projeto. Poderá fazer uso de ambientes diferentes como: biblioteca da escola, pátio, sala Proinfo, irá depender da metodologia adotada pelo professor e programada com seus alunos, tornando assim as aulas interessantes e menos corriqueiras. Os professores poderão fazer apresentações simultâneas após cada livro concluído, tanto na sala de aula como no pátio no momento cívico. Cada professor deverá ter em mente que o foco não é conteúdo da aula, mas a leitura desse conteúdo, ou seja, facilitará e auxiliará o aluno á leitura desses conteúdos, fazendo inferências, questionamentos, discutindo opiniões, indicando pistas linguísticas, etc. Tudo irá contribuir para que o aluno construa o conhecimento a partir do que leu, e possa apropriar-se o tornando mais independente.
7. Avaliação:
A avalição se dará de forma continua, através da observação do desempenho e da participação dos alunos, e nesse caso, deve-se primar pelo caráter qualitativo, ou seja, participação dos alunos e interesse nas atividades, As estratégias leitura serão diversas, mas deve-se ter cuidado para reduzir aos momentos isolados sem relevância alguma. No entanto terão duas datas para apresentação como: peça teatral, e/ou leitura em voz alta, gênero musical para apreciação da plateia, ou seja, para as demais turmas, pais e comunidade.
Público Alvo: Alunos de 1º ao 5º anos
Duração: 8 meses (abril a novembro)
8. CRONOGRAMA:
AÇÕES E PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO PROJETO
DATAS/ MÊS | AÇÕES | APRESENTAÇÃO AO PÚBLICO |
Março | Oficinas com professores | - |
Abril | Escolha dos livros | - |
Abril | Montagem da caixa | - |
Abril | Apresentação aos alunos | - |
Abril | Inicio da leitura | - |
Maio | Leitura | - |
Maio | Leitura/ socialização | - |
Maio | Leitura | - |
Maio | Leitura | - |
Maio | Leitura/ resultados | - |
Junho | Leitura/ avaliação do projeto | - |
Junho | Leitura/ preparação para apresentação | - |
Junho | Leitura/ ensaio teatral | - |
Julho | 1º Apresentação e exposição no Pátio Gênero Poético | 07/07/11 |
Julho | Retomada as atividades de Leitura | - |
Agosto | Leitura com gêneros diferentes | - |
Agosto | Leitura/ avaliação do projeto | - |
Agosto | Leitura /organização e apresentação dentro de para os colegas | - |
Agosto | Leitura/ ficha técnica dos autores | - |
Setembro | Leitura/ socialização | - |
Setembro | Leitura | - |
Outubro | Leitura/cartazes | - |
Outubro | Leitura/ apresentação para momento cívico | Sexta-feira |
Novembro | Leitura/variadas | - |
Novembro | Organização/ensaio | - |
Novembro | Previsto - Apresentação do Sarau Literário aberto a para comunidade | 25/11/11 |
9. Produto final:
Apresentação do Sarau Literário diferentes gêneros pelos alunos de todas a turmas da escola aberto comunidade local.
10. Referencias:
10. Referencias:
1. Baldi, Elizabeth; Leitura nas séries inicias. Porto Alegre: Editora Projeto/MEC; 2ª ed.,2010.
2. GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1994.
3. KLEIMAN, Ângela, Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 1990
Pimenta Bueno/2011
------------------------------------------------------------------------------------------
Livros escolhidos pelos professores
caixas prontas.. MÃOS A OBRA..LER..LER...
2º ANO A
PRIMEIRA FASE DE APRESENTAÇÃO DO PROJETO - TEATRAL
TRES MARIAS DE CECILIA |
Autor: Cecilia Meireles |
Bailarina...Autor: Cecilia Meireles
Nenhum comentário:
Postar um comentário